sexta-feira, 13 de abril de 2012

O início de tudo.


Curso de Pós- Graduação em Ensino de Línguas Estrangeiras. (Cefet)



Corpo Docente:

Antonio Ferreira
Claudia Bichara 
Claudia Lopes 
Claudia Farias 
Flávia Dutra 
Glória Quélhas 
Leandro Cristóvão 
Luane Fragoso 
Maria Aparecida 
William Eduardo



Disciplinas:        
                                                                             
Introdução à Pesquisa em Letras                                                        
Metodologia de ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas
teóricas e abordagens                                                                            
Práticas de Letramento e Educação                                                     
Gêneros textuais e o ensino de línguas estrangeiras                          
Ensino de línguas com fins específicos                                                
Metodologia de ensino de línguas estrangeiras II: material didático
e avaliação                                                                                            
Interdisciplinaridade e Educação                                                        
Tecnologias no ensino de línguas estrangeiras                                  
Elementos culturais no ensino da língua estrangeira                         
Formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil:
perspectivas e desafios                                                                        
Prática escolar: estágio supervisionado                                             
Tópicos especiais    

No primeiro encontro, em março, foi apresentado, a nós discentes, todo o corpo docente que comporta o curso de pós graduação em Ensino de Línguas Estrangeiras. E já foi, então, mencionado a palavra pesquisa, o projeto de final de curso, conhecido como monografia e desde então, as  noites não foram mais tão tranquilas, pelo menos a minha! A preocupação maior é pensar na pesquisa. Qual tema escolher? Por onde começar? Bem, não temos outra escolha e não podemos nos dar ao luxo de deixar o tempo passar. Então, vamos as leituras, buscas de interesses! Não temos tempo pra ter medo. Vamos ter que enfrentar a monografia e futuramente, a banca! Para isso estamos estudando de forma árdua uma disciplina só para a bendita monografia, que tem por nome: Introdução à Pesquisa em Letras. Ensinada de forma brilhante pelo professor Antônio Ferreira. Que loucura! São tantos os paradigmas que assusta. Mas não importa, não vou pensar na dificuldade! Vou me tornar, de fato, uma pesquisadora. Escolhi, de forma precoce, falar sobre o fenômeno metáfora, não esta que aprendemos nos livros da escola mas a metáfora na perspectiva cognitiva que até então desconhecia. "metáfora não é apenas uma questão de linguagem, não está localizada nas palavras, mas no pensamento que é, em grande parte, metafórico"  ( Lakoff e Johnson - 1980) Ontem, ainda dentro da condução, iniciei minha busca pelo conhecimento dentro deste gênero e amei.  Com um livro cedido/emprestado por uma colega de sala, que também tem interesse pelo gênero, iniciei minha leitura. Linguística Aplicada e Sociedade - Ensino e Aprendizagem de Língua no Contexto Brasileiro - este é o nome do livro. Certamente, lutarei com todas as minhas forças pra seguir este caminho uma vez que preciso da palavra final da orientadora. As idéias, as informações ... ainda é tudo muito prematuro, no entanto, é o que eu me proponho, como ideia inicial, para o tão sonhado projeto, a monografia! 

Um comentário: