üO
SER HUMANO DIANTE DO MUNDO
üDEFININDO
OS TERMOS
üPARADIGMAS
DE PESQUISA
üOS
PARADIGMAS E CÓDIGOS DE CONDUTA
üA
ÉTICA NA PESQUISA QUALITATIVA EDUCACIONAL
üA
ÉTICA NA TEORIA CRÍTICA
üALGUMAS
DIFICULDADES
üA
FORMAÇÃO ÉTICA DE PESQUISADORES EDUCADORES
üPOSIÇÕES
RECENTES
üQUESTÕES
EM ABERTO
Este estudo relata, critica e expõe conceitos pertinentes a Ética, Fraude e má conduta entre pesquisa e pesquisador.
Celani cita:
Para Moraes (c.1995)2, os procedimentos não éticos
podem ser reduzidos a duas categorias: má conduta e fraude.
Seriam exemplos de má conduta: não arquivar os dados, não
aceitar avaliações, encomendar dados estatísticos,
explorar
subalternos, publicar precocemente (para correr na
frente),
(...)
Ainda segundo Moraes (c.1995), a fraude se caracterizaria
como: plagiar, falsificar dados e inventar resultados.
A classificação não é
fácil, nem há unanimidade de opiniões a respeito da diferença entre má conduta
e fraude.
A pesquisadora cita ainda, Howe & Moses, 1999, que diz, por exemplo, plágio, entendido como cópia verbatim, uso de idéias de outros sem permissão, falta de citação de fonte, é má conduta. E ele ainda acrescenta, hoje, o próprio conceito de plágio está em discussão.(cf. Pennycook,1996)
Para outras informações consultar o link que foi enviado por uma colega para ampliar nossos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário