segunda-feira, 16 de abril de 2012

Conhecendo algumas metodologias de Ensino.

Boa Noite!

Estudando de forma mais profunda sobre os métodos de ensino/aprendizagem - Metodologia de Ensino de Línguas - me trás grandes questionamentos, já que sou professora da rede pública do Estado do Rio de Janeiro - que por sua vez, encontra-se em estado crítico, onde ha pouco tempo atrás, foi sancionada a lei que o espanhol existisse em todas as escolas públicas-estaduais do RJ. Pronto! Concursos realizados. Docentes aprovados! E todos, ou a maior parte, dentro da sala de aula lecionando. Um (1) tempo de aula semanal, logo, doze (12) diários! Mas tudo bem... Hoje, em 2012, o sistema diz, que esta língua estrangeira -espanhol- será opcional, e ainda com um (1) tempo de aula e com os mesmos diários citados acima. Este sistema, estadual, oferece ao aluno, que deseja ingressar em uma universidade, uma prova de seleção, chamada ENEM, e nesta prova o candidato não tem direito de escolha ele precisa fazer uma prova de língua estrangeira, entre elas, Inglês, Francês ou Espanhol. As estatísticas dizem que o espanhol é a maior escolha entre os candidatos. Vamos pensar.


Voltando as aulas de Metodologia - que é ministrada pela prof. Cláudia Farias.

- La respuesta Física Total:  ( onde o professor é o líder, ele é o foco. O docente tem um papel ativo e direto na aprendizagem do discente, decidindo o que ensinar.) Este método é entendido como um método "natural" de aprendizagem, pois está baseado no processo natural de aquisição de uma língua materna.

- The lexical approach:  O papel do professor é ensinar aos alunos a serem autônomos ele facilita o aprendizado. Já o papel do aluno é ser descobridor. Neste método, descobri os "chunks" ( sequência de duas ou mais palavras que operam como se fossem uma coisa só, em unidade) Aqui o que importa é o vocabulário.

- La via Silenciosa:

- El Aprendizage Comunitario de la Lengua: Este método de aprendizagem é comparado com o desenvolvimento de uma criança. O papel do professor é ser conselheiro, guia. O mesmo precisa ter proficiência, domínio do método. Neste gênero, não existe o *sylabus, que nasce da necessidade do aluno.

- Sugestopedia: Neste método a organização do espaço é muito importante. Neste caso, o professor precisa representar a autoridade.

- El Aprendizaje Cooperativo de la Lengua: Neste método, os alunos participam formando grupos ou duplas dentro da sala. O educando se considera responsável por sua aprendizagem e motiva os demais colegas do grupo. Este tipo de aprendizagem propõe aumentar o aproveitamento do aluno, incluindo assim, os dotados e os que apresentam deficiência acadêmica. O foco docente é centrado no aluno. O método em questão ajuda aos alunos a pensar de forma mais crítica. A (ACL) promove a cooperação, como diz o nome do método, e não a competitividade.

entre outros que citarei mais adiante.
Antonieta Celani:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/fundamentos/nao-ha-receita-ensino-lingua-estrangeira-450870.shtml

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